Diretrizes para mídias sociais

No Grupo Capgemini, estamos cientes de como as plataformas de computação social como blogs, wikis, redes sociais e toda a variedade de mídias sociais – dentro e fora do Grupo – estão transformando a forma como interagimos. A colaboração online permite que as pessoas compartilhem conhecimento e ideias, independentemente de cargo, classificação ou experiência.

 

As orientações abaixo são válidas para todos os membros do Grupo, contribuindo para plataformas de computação social online onde há referências ou potenciais impactos para a Capgemini.

Pense antes de postar

Tenha em mente que a maioria das redes sociais é como um local público – o que está lá pode ser visto por todos. O limite entre o pessoal e o profissional nem sempre está claramente delimitado nas plataformas sociais. Por estarmos em uma época de alterações de políticas de privacidade e poderosos mecanismos de busca e indexação, não sabemos ao certo o que está sendo compartilhado, visto por outros ou arquivado. Lembre-se de que o que você posta hoje continuará público por um bom tempo. Além disso, o que você publica diz muito sobre você, então esteja ciente de como você gostaria de ser visto por seus amigos, familiares, colegas e clientes.

Se você não está certo se o conteúdo é apropriado para ser compartilhado online, não poste.

Responsabilidade

Você é responsável por suas palavras e ações, independentemente do meio online ou offline. Um aspecto importante é que, nas mídias sociais e outras plataformas online, você deverá falar como indivíduo e não em nome da Capgemini. Identifique-se sempre usando a primeira pessoa do singular.

Quando você participar de alguma conversação online que seja relacionado com o Grupo, seja transparente e mencione o seu nome, cargo e o fato de trabalhar no Grupo.  Se você tem algum site pessoal que remeta ou que tenha algum impacto no Grupo, use o disclaimer: “As opiniões expressas neste site são de minha autoria e não refletem a opinião da Capgemini”.

Onde a lei permitir, o Grupo Capgemini reserva o direito de monitorar o uso das plataformas sociais e tomar ações apropriadas para se proteger contra o uso inadequado que possa prejudicar a reputação do Grupo.

Para portar uma conta de mídias sociais do Grupo ou para representá-lo oficialmente nas redes sociais, é necessária a aprovação por parte da Capgemini ou da área de Marketing & Communications local. Apenas estas contas oficiais podem ostentar o logo da companhia. Caso você queira representar a Capgemini ou criar uma conta, por favor, contate a área local de Marketing & Communications ou o Group web team.

Se você é jornalista e necessita de informações referentes à Capgemini, contate o Group press office ou a assessoria de imprensa local.

Conduta

Seu comportamento online deve estar de acordo com o Código de Ética Empresarial da Capgemini.

Você tem a oportunidade de ajudar a moldar a reputação online do Grupo, portanto use seu conhecimento para enriquecer discussões, resolver problemas, compartilhar a nossa paixão pelo que fazemos e promover o aprendizado.
Por favor, tenha em mente que o tom que você usa pode ser interpretado de diversas maneiras, por conta da comunicação não-verbal e diferenças culturais. Alguns leitores podem não estar familiarizados com abreviações, emoticons e outros códigos usados na comunicação online. Lembre-se de que os comentários podem estar fora de contexto, portanto atenha-se aos fatos.

A confiança é o elemento-chave para criar relacionamentos online. Construa a confiança mantendo um tom respeitável nas conversações, mesmo quando está debatendo ideias com outros usuários. Outra característica importante é responder os comentários em tempo hábil. Ao perceber que cometeu um erro, tente corrigi-lo imediatamente.

Não se engaje em nenhuma conduta online que não possa ser aceitável em seu ambiente de trabalho ou que não esteja de acordo com a legislação local. Por exemplo, não faça comentários depreciativos, intimidadores, não insulte outras pessoas e não poste conteúdo ofensivo, ameaçador, discriminatório o pornográfico.

Confidencialidade

Sempre proteja as informações confidenciais e proprietárias dos clientes, fornecedores ou do Grupo. Não publique no meio online nada que você não dividiria com um jornalista, cliente, analista ou concorrente.
Tenha certeza de que qualquer referência a clientes, parceiros e fornecedores não viola algum termo de confidencialidade determinado previamente. Lembre-se também do seu compromisso em proteger as informações como funcionário da Capgemini.

Não revele informações sobre colegas e outros funcionários, tampouco não faça má utilização de seus dados pessoais, nem publique fotos sem a devida permissão deles.

Até mesmo em portais dentro do SSO (por exemplo, Talent, Connect, KM2.0, intranet locais, TeamPark, BlueKiwi etc), os usuários deverão usar o bom senso com informações sensíveis e confidenciais. Não use plataformas de computação social para troca de informações do Grupo, cliente ou fornecedor, a menos que seja uma comunidade de acesso rigidamente restrita, na qual cada participante tenha sido claramente informado sobre a confidencialidade, e cuja plataforma tenha níveis de segurança adequados. Sites públicos não são locais adequados para a comunicação interna com os funcionários do Grupo.
 

Copyrights

Cumpra as leis e regulamentos e, principalmente, as leis que regem os direitos de propriedade intelectual, inclusive copyrights e marcas registradas.
Você não deve postar conteúdos nem agir de forma a violar a lei ou os direitos de propriedade intelectual do Grupo ou de terceiros.
 

Observações finais

O uso de plataformas sociais on-line de acordo com esta política pode ser uma ferramenta bem eficaz e poderosa. Tenha orgulho do que faz e sinta a sensação de conquista na busca por melhor qualidade e maior eficiência. Antes de tudo, use o bom senso, seja gentil com os outros e importe-se em ouvir e ser entendido.