Ethisphere Institute reconhece a Capgemini como empresa mais ética do mundo pelo segundo ano consecutivo

| Press release
Multinacional francesa é uma das seis companhias do setor de serviços empresariais premiadas em 2014
A Capgemini, um dos principais provedores globais de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização, foi reconhecida como a empresa mais ética do mundo em 2014 pelo Ethisphere Institute, centro internacional de pesquisa que promove as melhores práticas de ética e governança, incluindo o prêmio World’s Most Ethical Company®.
 
Essa é a segunda vez que a Capgemini conquista o título, que identifica as melhores organizações em termos de liderança ética e comportamento corporativo. As organizações contempladas entendem a correlação entre ética, reputação e interações diárias com sua marca; o prêmio pertence tanto às empresas quanto aos seus funcionários. A Capgemini é uma das seis companhias do setor de serviços corporativos laureadas neste ano.
 
“Estamos felizes por ver nossas práticas globais reconhecidas pelo segundo ano consecutivo. Na Capgemini, ética, conformidade e responsabilidade social corporativa estão no centro da política do Grupo e do relacionamento com nossos clientes. Temos certeza de que princípios morais não são apenas uma questão legal ou de reputação mas, um dos elementos mais importantes do negócio no século 21”, afirma o diretor de Ética e Compliance da Capgemini, Hervé Canneva.
 
“Todas as empresas listadas acreditam que os clientes, funcionários, investidores e órgãos reguladores valorizam muito a confiança e consideram que ética e boa governança são fundamentais para conquistá-la”, analisa o CEO do Ethisphere Institute, Timothy Erblich. “A Capgemini reúne uma comunidade exclusiva, comprometida com a geração de desempenho, por meio de práticas empresariais líderes. Parabenizamos a todos os profissionais da Capgemini por essa grande conquista”.
 
A avaliação das companhias mais éticas do mundo é baseada no sistema Ethics Quotient do Ethisphere Institute, desenvolvido para possibilitar a análise do desempenho de uma organização de forma objetiva, consistente e padronizada. As informações coletadas fornecem uma amostragem abrangente dos critérios que definem as principais competências, em vez de considerar a totalidade dos aspectos da governança, riscos, sustentabilidade, conformidade e ética. A estrutura e a metodologia do sistema Ethics Quotient foram determinadas, aprovadas e refinadas com base na orientação e opiniões dos líderes intelectuais do Ethisphere Institute e do Methodology Advisory Panel das empresas mais éticas do mundo.  
 
A pontuação é distribuída em cinco categorias: programa de ética e compliance (25%), reputação, liderança e inovação (20%), governança (10%), cidadania e reponsabilidade corporativa (25%), e cultura voltada à ética (20%).
­­
A lista completa das empresas mais éticas do mundo em 2014 está disponível em http://ethisphere.com/worlds-most-ethical/wme-honorees/.
 
O programa de Ética e Compliance da Capgemini foi lançado em 2009 pelo Conselho Administrativo do Grupo. É baseado na cultura de ética, que tem sido uma parte essencial do Grupo desde a sua fundação, em 1967, por Serge Kampf. Como parte desse programa, a Capgemini estabeleceu uma rede de diretores de ética e conformidade e introduziu o Código de Ética Empresarial, uma política de combate à corrupção, e uma Política de Concorrência justa para reafirmar seus valores em todos os países onde está presente. O projeto tem como apoio um importante programa de treinamento global, que oferece diversas sessões de treinamento online e presenciais, dedicadas a cada uma das três políticas.