Serviços para Data Center

Fatores como big data e o crescente uso de mão-de-obra móvel e remota exigem que a TI seja mais rápida, sem deixar de ser segura. Com foco na resolução dessa problemática, ajudamos a sua empresa a otimizar o centro de dados, ao mesmo tempo que reduz custos e agrega valor ao negócio da companhia.

Como otimizar o Data Center e gerar maiores benefícios

Para obter o máximo que a virtualização tem a oferecer, sua empresa precisa de um banco de dados que seja:

  • Barato
  • Seguro
  • Flexível
  • Sustentável

O seu centro de dados atual pode não estar preparado para suportar os requisitos de energia que as novas tecnologias exigem. Como a reformulação completa não é uma opção, otimizar o banco de dados de sua empresa pode reduzir significativamente os custos e ajudá-la a colher os benefícios de cloud computing.

Como criar a base para um centro de dados seguro e sustentável

Oferecemos serviços de otimização de centros de dados que geram resultados concretos:

  • Redução de 30% no custo total das operações de TI: reduzindo a necessidade de manutenção de equipamentos pouco utilizados, aposentando funcionalidades pouco usadas;
  • Maior segurança: processos de recuperação de desastres, teste da segurança física seguindo padrões militares;
  • Mais flexibilidade e agilidade: arquitetura empresarial tradicional no local ou serviços na nuvem pública;
  • Maior economia de energia, conforme os índices de Eficácia do Consumo de Energia (Power Usage Effectiveness - PUE, em inglês);
  • Melhores níveis de serviço, com 99% de disponibilidade do sistema.

Usamos uma abordagem em fases para a otimização do centro de dados:

  • Análise do estado atual: analisamos o seu estoque de ativos, níveis e atividades da equipe e serviços fornecidos;
  • Criação do estado futuro: encontramos o equilíbrio entre atender as necessidades dos usuários e o corte de despesas;
  • Determinação do caminho para a migração: usamos benchmarks do setor, padrões operacionais e outros recursos para fornecer o serviço ideal.

Um compromisso de longa data com a sustentabilidade do centro de dados

A Capgemini vem há muito tempo trabalhando com clientes para otimizar seus centros de dados. E ao longo desse trabalho, é possível notar que, o consumo de energia de todos os centros de dados está abaixo da média do setor.

Nossos projetos de otimização de centros de dados reduzem em 25% o custo total de propriedade e em 75% o espaço utilizado. Temos o compromisso de melhorar a eficiência energética da nossa rede.

No Reino Unido, substituímos as instalações do centro de dados antigo da agência britânica HRMC Her Majesty’s Revenue & Customs (HRMC). Em uma migração que durou 24 horas, transportamos serviços de restituição de impostos para um novo local, sem interromper o pagamento de 6 milhões de famílias britânicas. O projeto envolveu a mudança de 75% dos sistemas da HMRC e a atualização das interfaces com outros departamentos do governo e órgãos externos.

Recentemente, fomos selecionados pelo fornecedor de combustível rodoviário, Statoil Fuel & Retail ASA para fornecer uma nova infraestrutura de TI.

Também implementamos uma nova infraestrutura no Porto de Lisboa, em Portugal. O projeto reduziu:

  • O número de servidores físicos em 90%
  • A capacidade instalada, necessária para o mesmo nível de desempenho, em 54%
  • O espaço ocupado pelo centro de dados em 76%

The success of this project was due to three factors. First, due to the project’s meticulous preparation. Second, because of the technical capability and experience of the Capgemini team. Lastly, on the maturity and robustness revealed by both the chosen hardware and software.

Fernando Almeida
IT and Communications Director, APL, S.A.
Soluções relacionadas