Capgemini acelera expansão da área global de Blockchain

| Press release
Objetivo é atender demandas urgentes do mercado por soluções inovadoras de tecnologia financeira

A Capgemini, um dos principais provedores globais de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização, está expandido sua área de Blockchain dentro da unidade de negócio de serviços financeiros para ajudar os clientes a aumentar sua eficiência operacional, segurança, atendimento ao cliente e obter novas oportunidades do mercado. A companhia recrutou um grupo de especialistas na tecnologia Blockchain e pretende expandir sua equipe global para mais de 100 profissionais até o final do ano. 

A Capgemini já presta consultoria a importantes instituições bancárias, órgãos reguladores e seguradoras e está ajudando essas instituições a analisar e implementar uma série de soluções relacionadas à tecnologia Blockchain em  bancos de varejo e comerciais, mercados de capitais e de seguros. A empresa fornecerá uma grande variedade de serviços de consultoria e tecnologia, inclusive estudos de viabilidade, análise da justificativa para a implantação, criação de modelos operacionais, consultoria em arquitetura de sistemas e integração de sistemas em grande escala.

"O foco da Capgemini na tecnologia Blockchain representa um importante passo na jornada das empresas rumo ao desenvolvimento de soluções de tecnologia financeira, que estão se tornando catalisadoras da mudança e da inovação no setor. Trabalhamos com empresas no desenvolvimento de soluções inovadoras de Blockchain nas áreas de micropagamentos, empréstimos de consórcios de bancos, gestão de ativos e administração de sinistros, os quais serão implementados pela Capgemini como integradora de sistemas”, diz o CEO da unidade de negócios estratégicos de serviços financeiros da Capgemini e membro do Conselho Executivo do Grupo, Thierry Delaporte.

A tecnologia Blockchain é um divisor de águas do setor, e as empresas de serviços financeiros não podem ignorá-la”, comenta o líder global do setor bancário e de serviços financeiros da Capgemini, Anirban Bose. “É uma boa arquitetura a ser considerada à medida que aumenta a velocidade do processamento das transações financeiras, pois pode reduzir o tempo de processamento de horas para minutos, fornecendo níveis de segurança sem precedentes. Bancos centrais, instituições financeiras e empresas de tecnologia estão começando a adotar o potencial desta tecnologia, e nós estamos posicionando nossos especialistas para estarem à frente dessa adoção”.

“A tecnologia Blockchain pode ser uma força disruptiva no setor de serviços financeiros e está ganhando tração rapidamente, graças ao rico ecossistema de startups, a importantes empresas de tecnologia e aos investimentos de instituições financeiras líderes”, afirma o sócio do Everest Group, Jimit Arora. “Os casos de uso no setor financeiro podem reduzir o custo das transações de forma significativa e, ao mesmo tempo, aumentar a transparência das informações exigidas pelos órgãos reguladores, minimizar o risco da contraparte e possibilitar pagamentos seguros, eficientes e quase em tempo real. Com o amadurecimento da tecnologia e o aumento da adoção, as empresas de serviços financeiros usarão plataformas sustentadas por APIs que gerarão conectividade e interoperabilidade perfeitas nas redes públicas e privadas”.

No setor de seguros, este tipo de solução pode ser usada em contratos inteligentes[1], para automatizar e transformar a verificação de sinistros e processos de pagamento. “É possível reduzir ainda mais o tempo de processamento e estimular uma série de inovações na precificação e no controle de riscos”, afirma o líder da divisão global de seguros da Capgemini, John Mulles. “As seguradoras se beneficiarão não apenas com o aumento da automatização do processamento de sinistros, mas também com as diversas melhorias de segurança desses processamentos, ao mesmo tempo criando pagamentos automáticos para eventos, de forma a proteger melhor as informações sigilosas dos clientes".

Para saber mais sobre a tecnologia Blockchain, faça o download do whitepaper recente publicado pela Capgemini: Blockchain: A Fundamental Shift for Financial Services Institutions.

Para informações sobre a divisão de Blockchain da Capgemini, escreva para financialservices@capgemini.com.



[1] Um contrato inteligente de seguros pode ser criado e armazenado no Blockchain para validação de eventos em tempo real, determinando o momento do pagamento. Contratos inteligentes são autônomos e auto-suficientes.