Capgemini anuncia acordo de inovação conjunta com a SAP para desenvolver aplicativos para o varejo na plataforma SAP HANA®

| Press release
A Capgemini, um dos principais provedores globais de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização, anuncia parceria com a SAP AG (NYSE: SAP) para desenvolver aplicativos para o setor de varejo, na plataforma SAP HANA®. A Capgemini e a SAP trabalham em parceria a mais de 12 meses para lançar soluções prontas, específicas para cada área, que forneçam informações em tempo real e que gerem valor mais rapidamente com o SAP HANA. Esses recursos empresariais integrarão a propriedade intelectual da Capgemini na plataforma, inclusive modelos de dados, KPIs, dashboards e ferramentas de análise preditiva específicas para cada setor. Como parte dessa iniciativa conjunta, a Capgemini está desenvolvendo aplicativos com clientes-piloto, para revendê-las usando os seus canais de venda globais em todo o mundo, enquanto a SAP verifica a conformidade das soluções com o negócio por meio de sua unidade de negócios de varejo.

A primeira fase da implantação, planejada para iniciar em setembro de 2013, será feita em regiões prioritárias, o que inclui a América do Norte, Holanda, Reino Unido, França, Espanha e Índia. A Capgemini é a primeira parceira importante da SAP a desenvolver aplicativos de negócio customizados para a área de varejo, especificamente criados para tirar proveito das últimas inovações do SAP HANA. Além dessa iniciativa com a SAP, para o desenvolvimento de soluções, a Capgemini planeja lançar de 15 a 20 aplicativos baseados em plataformas SAP para vários setores nos próximos 24 meses.

As organizações enfrentam cada vez mais o desafio de lidar com enormes quantidades de informações, tanto de seus próprios sistemas (dados dos pontos de venda, transações, clientes) quanto externos (informações de mídias sociais ou sobre a concorrência). O desafio das empresas é conseguir agir com base nesses novos dados em tempo real, para que possam superar a concorrência com maior agilidade nos negócios. Para lidar com esses desafios, os aplicativos para varejo da Capgemini contam com informações em tempo real no ponto de ação sobre esse grande conjunto de dados, fornecendo essas informações aos funcionários de campo por meio de dispositivos móveis e enriquecidas por dados relacionados ao contexto social e geográfico.

O diretor de Vendas da Capgemini, Paul Nannetti, declara: "Os aplicativos para varejo da Capgemini representam uma tecnologia revolucionária para o setor de varejo, que facilita a adoção do SAP HANA e traz os benefícios de capacidade analítica em tempo real com mais rapidez. Essa tecnologia única ajudará as empresas varejistas a melhor utilizar os dados, em tempo real, para aumentar os lucros e a retenção de clientes“.

O primeiro lançamento dos aplicativos para varejo da Capgemini inclui duas versões: o Affinity Basket Analysis e o Next Best Action. Esses módulos têm como meta ajudar as companhias varejistas a reagir mais rapidamente às tendências e vendas dos concorrentes e a adaptar suas estratégias de vendas agregadas e casadas e de redução das margens, usando ferramentas de análise preditiva com base num amplo conjunto de informações do cliente, inclusive dados dos pontos de venda. Os módulos Affinity Basket Analysis e Next Best Action foram desenvolvidos para ajudar as redes varejistas a tomar decisões de compra em tempo real com base no comportamento dos consumidores. Fazendo a análise cruzada das vendas, comportamento e sensação dos clientes e as interações entre a marca e os consumidores, as empresas de varejo poderão identificar a melhor oferta ou ação para um cliente específico a qualquer momento.

A Capgemini está preparando o primeiro lançamento dos aplicativos para varejo na plataforma SAP HANA em conjunto com a SAP e a MS Mode, uma rede holandesa de varejo do segmento de moda, que opera mais de 400 lojas na Holanda, França, Bélgica, Espanha, Alemanha e Luxemburgo. A diretora da MS Mode, Linda Hoebe, declara: “A velocidade e poder dessas soluções nos fornecem análises realmente reveladores em nossos departamentos de merchandising e financeiro, gerando rapidamente as respostas necessárias, quando costumávamos esperar até três dias para isso”.

“Estamos muito felizes por estarmos trabalhando com a Capgemini nessa iniciativa inovadora”, afirma o presidente de Operações Globais e membro do Conselho de Gestão Global da SAP AG, Robert Enslin. “Trabalhar em parceria com a Capgemini e descobrir o poder do SAP HANA, permite que os clientes do setor de varejo do mundo inteiro terão disponível soluções prontas, específicas para a área, que fornecem informações em tempo real sobre os seus processos de negócio e agilizam a geração de valor".

Outros lançamentos dos aplicativos para varejo da Capgemini incluirão módulos adicionais relacionados à gestão da redução das margens, análise da penetração de produtos no mercado e a lucratividade das vendas, além da previsão e otimização do reabastecimento e do estoque. A Capgemini fornecerá serviços de implementação da solução, além de consultoria sobre como obter da plataforma em geral o maior valor com os processos de negócio.

A linha de Serviços Globais de Gestão das Informações de Negócio (BIM, em inglês) conta com 7.500 especialistas, inclusive 1.300 consultores de BI da SAP, e mais de 250 especialistas em SAP HANA, que aplicam seu know-how do setor para desenvolver produtos de BIM específicos para o segmento. Com essas competências, a Capgemini entrega projetos baseados no SAP HANA para diversas áreas, como o de produtos de consumo, varejo, transporte, setor governamental e concessionárias de serviços públicos. Para mais informações, visite a Capgemini no estande 1215 da conferência SAPPHIRE® NOW , que acontece entre 14 e 16 de maio em Orlando, Flórida.