Capgemini Brasil anuncia troca de CEO

| Press release
Walter Cappilati, CEO da Capgemini para a América Latina, indica, com efeito imediato, o vice-presidente sênior, Paulo Marcelo Lessa Moreira, como novo Chief Executive Officer (CEO) para a Capgemini no Brasil. Paulo substitui José Luiz Rossi.
José Luiz Rossi decidiu deixar a Capgemini para iniciar uma nova fase de carreira. Ele ingressou na empresa há cinco anos, quando começou um longo processo de transformação de negócios. Liderou a aquisição da antiga CPM Braxis pelo Grupo Capgemini, firmou alianças estratégicas com os principais clientes e parceiros e alcançou resultados comprovados, como o crescimento sustentável da organização local e o aumento do market share.
 
Paulo Marcelo iniciou sua jornada na companhia como diretor, em 2007. Em 2009 foi nomeado vice-presidente de Industry Clusters, dobrando em três anos o plano de vendas. O executivo participou ativamente de importantes processos como a fusão com o Grupo Capgemini e, também, do acordo firmado com a Caixa Econômica Federal (CAIXA), quarto maior banco brasileiro pelo total de ativos e maior banco público da América Latina.
 
Paulo liderou a transformação do nosso portfólio de serviços financeiros no Brasil e ajudou a reforçar o posicionamento da Capgemini como líder nesse setor”, afirma Walter Cappilati. “Estou muito satisfeito por ele ter aceitado o convite para assumir a nossa operação no País, pois, além de ter construído uma carreira de sucesso no Grupo, ele conhece muito bem o mercado local. Confio ao Paulo a missão de acelerar o nosso crescimento no País”, completa.
 
"Estou entusiasmado com este novo desafio e darei continuidade ao Plano Estratégico de Negócio aprovado pela alta liderança da Capgemini. Priorizarei o aumento da nossa participação em grandes do Grupo e trabalharei para consolidar a liderança da Capgemini em Serviços Financeiros, assim como para alavancar no Brasil a nossa expertise global”, comemora Paulo Marcelo.
 
De acordo com os resultados financeiros de 2013 do Grupo Capgemini, as regiões da América Latina e Ásia-Pacífico continuam a desfrutar de um crescimento forte (+12,0%), marcado por uma operação sustentável no Brasil. De acordo com a IDC, a Capgemini é uma das líderes do mercado brasileiro, com um market share de 3,8% (IDC IT Services Tracker H1 2013).
 
 
Biografia do novo CEO:
 
Paulo Marcelo Lessa Moreira reúne uma experiência de 23 anos no mercado brasileiro de Tecnologia da Informação. Ocupou a posição de CIO de algumas importantes empresas locais antes de se tornar o cofundador e acionista da Unitech pelo período de dez anos. Ingressou na companhia como diretor em 2007, quando a Unitech se fundiu com a antiga Braxis, ajudando a implementar um complexo processo de transformação do negócio.
 
No início de 2009, quando a Braxis anunciou a fusão com a antiga CPM, formando a CPM Braxis – então maior empresa brasileira de serviços de TI -, foi nomeado vice-presidente de Industry Clusters, tornando-se responsável pelas estratégias de vendas no mercado brasileiro pelo período de três anos. Nos últimos dois anos, tempo em que ocupou as posições de vice-presidente de serviços financeiros e de líder da unidade de negócios dedicada à CAIXA, Paulo Marcelo vem realizando um excelente trabalho ao firmar a Capgemini na condição de parceiro estratégico do banco.
 
Paulo Marcelo Lessa Moreira é brasileiro, nascido em Salvador, Bahia. Tem Bacharelado em Ciências da Computação pela UFBA, Pós-Graduação em Administração de Empresas pela FGV/SP e é Mestre em Engenharia de Software no IPT/USP. Além disso, realizou capacitação executiva em Harvard e Wharton/Insead.
 
 
Nota aos jornalistas:
·         Fotos do Paulo Marcelo em alta resolução estão disponíveis sob demanda