Capgemini Consulting é líder em consultoria digital

| Press release
Relatório Análise do Cenário Competitivo, da ALM Intelligence, reconheceu a empresa como especialista digital end-to-end e melhor consultora de serviços de transformação digital de processos de negócio

A Capgemini Consulting, divisão global de consultoria em estratégia e transformação do Grupo Capgemini, foi eleita líder em consultoria digital pelo relatório de Análise do Cenário Competitivo, da ALM Intelligence¹ (antiga Kennedy Consulting Research & Advisory), intitulado “Digital Customer Strategy & Experience Consulting” (Estratégia Digital do Consumidor & Experiência em Consultoria, em Português). A Capgemini Consulting apareceu como “Especialista Digital end-to-end"², com base no seu grau de especialização e no escopo de suas competências em consultoria digital. A empresa também foi reconhecida como “Best of Breed”, na subcategoria Transformação Digital dos Processos de Negócio³, por sua experiência em inovação e redefinição de processos de negócio.

O relatório da ALM Intelligence categorizou fornecedores de quatro áreas principais com relação à forma como abordam o mercado de consultoria em estratégia e experiência digital dos clientes.

·         Generalistas em Estratégia Digital

·         Especialistas Digitais end-to-end

·         Generalistas Digitais end-to-end

·         Generalistas em Execução Digital

A Capgemini Consulting tem uma abordagem extremamente focada no mercado, concentrando seus esforços em grandes transformações em indústrias específicas, inclusive manufatura, CPG, serviços financeiros, transporte e logística. A força da empresa nesse mercado é resultado da sua estratégia clara e deliberada adotada para se tornar líder em consultoria digital.  O sucesso na execução dessa estratégia pode ser explicado por três fatores: visão, ousadia e foco", diz o autor do relatório, Brendan Williams.

A organização também ficou entre os fornecedores que receberam a classificação Vanguard4, da ALM, pela Consultoria em Estratégia Digital e Experiência dos Clientes. A empresa ocupou uma posição positiva pela amplitude e profundidade de suas competências na área, além de ter sido reconhecida como “Best of Breed”, descrevendo sua força na área como "resultado de sua profunda experiência em inovação e redefinição de processos de negócio, orientada por uma estrutura abrangente desenvolvida em parceria com o Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) e usada para suportar o foco exclusivo da empresa em auxiliar os clientes nas maiores e mais complexas transformações digitais”.

Estamos muito orgulhosos pelo reconhecimento da ALM Intelligence como pioneiros e líderes em consultoria para transformação digital. Há seis anos, decidimos que toda a nossa divisão de consultoria teria como foco auxiliar nossos clientes na transição para um futuro digital. Nesse período, investimos constantemente em qualificação e liderança intelectual para permanecermos na vanguarda dessa revolução digital. Nossa convicção é que a transformação não pode ser bem sucedida apenas com a adoção de programas tecnológicos. Nossa abordagem continuará se baseando na combinação das possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias digitais com o alinhamento entre estratégia, operações, processos, organização e pessoas. Acreditamos que essa é a única forma de obter resultados e benefícios de negócio”, afirma o vice-presidente corporativo e líder da divisão global de transformação digital da Capgemini Consulting, Didier Bonnet.

A Capgemini Consulting foi citada pela ALM Intelligence em maio de 2013 (então conhecida como Kennedy Consulting Research & Advisory) como a única especialista da área digital em seu estudo “Digital Strategy Consulting” (Consultoria em Estratégia Digital, em português). Segundo o relatório, a empresa foi estratégica em sua abordagem digital, criando competências em áreas cuidadosamente selecionadas, alinhadas à sua visão e estratégia de mercado.

Recentemente, foi lançado pela Capgemini o livro “Leading Digital” (Liderando na Era Digital, em Português). Escrita pelo vice-presidente da Capgemini, Didier Bonnet, e pelos cientistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT), George Westerman e Andrew McAfee, a obra sintetiza as percepções de entrevistas realizadas com 400 grandes companhias mundiais, de diversos segmentos, para identificar como a utilização de novas tecnologias resultou em ganho estratégico e vantagem competitiva. A pesquisa, que teve duração de três anos, constatou que empresas avançadas digitalmente, conhecidas como “Digital Masters”, são 26% mais rentáveis do que as outras corporações da sua indústria, gerando 9% a mais de receita.

¹ ALM Media Properties, LLC, é a empresa holding da ALM Intelligence (antiga Kennedy Consulting Research & Advisory).

² Especialista Digital end-to-end: um provedor completo é uma empresa de consultoria cujo foco é oferecer serviços que vão desde estratégia até a execução. Especialistas digitais são empresas de consultoria sofisticadas que operam, principalmente ou exclusivamente, em uma área da consultoria digital (desenvolvimento de produtos com foco na experiência do cliente, por exemplo), ou grandes empresas que determinaram que sua abordagem para o mercado de consultoria será guiada por tecnologias digitais.

³ A Transformação Digital de Processos de Negócio envolve mudar e aprimorar os sistemas e processos do cliente no back-end, necessários para que o cliente proporcione uma melhor experiência aos clientes no front-end, desde a digitalização e reformulação básicas dos processos de negócio até o design organizacional, alinhamento de canais e transformação digital end-to-end.

4 Provedoras que conquistam o status Vanguard demonstram uma profunda liderança de mercado em competências específicas ou conhecimento significativo em uma ampla gama de competências.