Capgemini Consulting lidera mercado de consultoria digital

| Press release
Empresa é classificada em primeiro lugar na categoria Vanguard pela Kennedy Consulting Research & Advisory por seus serviços de consultoria estratégica
A Capgemini Consulting, empresa de consultoria estratégica e transformacional do Grupo Capgemini, um dos principais provedores globais de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização, foi reconhecida por sua liderança em consultoria estratégica digital. A companhia foi considerada pela Kennedy Consulting Research & Advisory* como a única empresa especialista da área digital em seu estudo “Digital Strategy Consulting”. A Capgemini Consulting foi classificada na categoria de Vanguarda na avaliação da Kennedy sobre empresas de consultoria em estratégia digital, ocupando, também, o primeiro lugar entre as 11 companhias avaliadas pela abrangência de suas competências de consultoria.
 
De acordo com a pesquisa, apesar de ainda se encontrar em estágio inicial de desenvolvimento, o mercado de consultoria estratégica digital já conta com três segmentos diferentes:
  1. Especialistas digitais: orientam todos os serviços de consultoria em estratégia digital.
  2. Práticas digitais: fornecem estratégia digital por meio de uma marca independente.
  3. Difusores digitais: embutem competências de estratégia digital em suas práticas funcionais e do setor.
 
Segundo o relatório, "o modelo especializado na área digital da Capgemini Consulting forneceu o mais sólido e completo conjunto de competências".
 
A Capgemini Consulting chegou à sua posição de liderança com base em uma série de fatores:
  • Desenvolvimento de capacidade para promover a transformação digital, com conhecimento especializado em todas as áreas nas quais essa tecnologia afeta a cadeia de valor dos clientes. Assim, engloba desde a experiência dos usuários finais até operações de suporte e a transformação total do modelo de negócio. Os 3.600 consultores da Capgemini Consulting alocados em todo o mundo integram uma das três unidades de transformação digital da companhia, que são: Experiência do Cliente, Excelência Operacional e Transformação do Modelo de Negócio. 
     
  • A Capgemini Consulting – em parceira com o Centro de Negócios Digitais do Massachusetts Institute of Technology (MIT) – realizou a mais completa pesquisa sobre transformação digital de todos os tempos, analisando mais de 400 das principais empresas de grande porte do mundo inteiro. O mais recente estudo da Capgemini Consulting e MIT – A Vantagem Digital: Como os Líderes Digitais Superam seus Concorrentes em Todos os Setores – revelou que as companhias que realizaram uma transformação profunda de seus negócios por meio de tecnologias digitais obtêm uma vantagem considerável, apresentando um desempenho significativamente melhor do que seus concorrentes. Uma pesquisa, anterior realizada em conjunto com o Centro de Negócios Digitais do MIT, – Transformação Digital: Um Roteiro para Organizações de Bilhões de Dólares – foi classificada pela empresa de pesquisas Source for Consulting como um dos cinco estudos mais influentes da área de consultoria da década, com uma análise detalhada de 22 mil relatórios.
     
  • Utilização da pesquisa desenvolvida em conjunto com o Centro de Negócios Digitais do MIT, além do conhecimento especializado e melhores práticas obtidas com as experiências com os clientes em nível global, para desenvolver um programa de treinamento de liderança sênior. A Capgemini Consulting também reorganizou seu treinamento interno e o seu curso de desenvolvimento sobre o tema digital.
     
  • Realização de sua própria transformação digital para mudar radicalmente a maneira como a empresa trabalha e entrega projetos aos clientes. Um exemplo é a ASN – Accelerated Solution Network (Rede de Soluções Aceleradas), que utiliza tecnologia digital para conectar pessoas de várias regiões para lidar com problemas críticos de negócio em um ambiente que promove a previsão e solução de problemas. Outro exemplo é uma rede social global dedicada, chamada "Connect", que apoia a criação conjunta e a colaboração por toda a rede mundial da companhia.
     
  • Formação de alianças com fornecedores externos para criar um ecossistema para a transformação digital completa.
 
O diretor da área Transformação Digital da Capgemini Consulting, Didier Bonnet explica: Realmente acreditamos que entender as implicações da nova economia digital para o negócio é uma prioridade para os líderes empresariais. As novas tecnologias estão chegando a todos os pontos do mundo corporativo – cada setor, companhia, processo, decisão e emprego –, causando profundas mudanças e criando um novo campo de batalha com novas regras e novos vencedores e perdedores. Estamos orgulhosos pela posição de destaque que conquistamos na avaliação da Kennedy em uma área tão estratégica para os CEOs e líderes empresariais”.
 
“A perspectiva da companhia acerca do impacto da revolução digital nos negócios e o caminho correspondente estão entre os mais completos e persuasivos do setor. Essa expectativa se reflete em sua abordagem prática de basear os serviços de consultoria em estratégia digital nas pesquisas elaboradas pelo grupo e não o contrário”, afirma o analista da Kennedy e coautor do estudo, Nathan Simon.
 
*A Kennedy Consulting Research & Advisory tem estudado o setor de consultoria em gestão e Tecnologia da Informação (TI) por mais de 40 anos. O estudo resultante ajuda a área de compras de serviços de consultoria a encontrar os melhores provedores em cada categoria. As análises de mercado também auxiliam os fornecedores de serviços de consultoria a identificar e avaliar oportunidades de negócio. Para mais informações, acesse www.kennedyinfo.com/consulting