Capgemini e Cloudera ampliam parceria para acelerar iniciativas de big data em empresas

| Press release
Multinacional francesa anuncia lançamento de duas soluções baseadas em plataforma da Cloudera para potencializar projetos de governança de dados
A Capgemini, um dos principais provedores globais de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização, amplia parceira com a Cloudera, líder em gestão analítica de dados empresariais baseados na plataforma Hadoop® da Apache™. Com o novo acordo as companhias anunciamo lançamento de duas soluções que combinam a plataforma de gestão de dados Cloudera Enterprise com os serviços e suporte da Capgemini.
 
As duas ferramentas ajudarão as empresas a obter mais valor, a partir de seus ativos de dados:
 
1.    A solução Enterprise Data Hub Accelerator possibilitará aos clientes executar seus projetos de big data com maior rapidez e eficácia, oferecendo um roteiro claro e completo sobre como redimensionar a governança dos dados, as ferramentas de análise e as plataformas para integrar esses itens à estratégia total de big data da empresa, subsidiando a transformação do negócio. 
 
·         O Enterprise Data Hub Accelerator ajuda os clientes a decidir por onde iniciar a implementação das tecnologias de big data, de que forma garantir o sucesso e a criação de valor para os usuários do negócio e como fazer com que as escolhas feitas sejam ampliadas a longo prazo;
·         A solução combina a plataforma de código aberto de gestão empresarial de dados da Cloudera com as melhores práticas da Capgemini em estratégias de informação e transformação. A Cloudera oferece uma plataforma centralizada para gestão de todos os dados de maneira ágil e econômica, possibilitando uma integração fácil à infraestrutura e ferramentas existentes. Já a Capgemini trabalha com o cliente para identificar os impulsionadores do negócio, transformar a governança da informação e repensar os processos utilizados na análise de dados com base em um roteiro definido.
 
2.    O Data Science-as-a-Service, que roda na plataforma da Cloudera, fornece serviços de inteligência antecipada, como monitoramento dos riscos da cadeia de suprimento, fraude e lavagem de dinheiro, além de verificação da reputação da marca e inteligência sobre os principais influenciadores.
 
·         Com a plataforma empresarial da Cloudera e as competências em ciência e análise de dados da Capgemini como parte de sua solução Elastic Analytics, a multinacional francesa dá suporte às empresas para distinguir quais são as informações valiosas para o negócio;
 
·         Essa oferta cobre todos os aspectos de ciência e análise de dados, incluindo o inventário e a preparação dos dados; modelagem preditiva e prescritiva; classificação e agrupamento, aprendizado de equipamentos, simulação, otimização, visualização e implementação, sem a complexidade envolvida no desenvolvimento interno de competências de ciência de dados.
 
Como parte da ampliação da parceria, a Capgemini está acelerando significativamente seu investimento global na plataforma da Cloudera. Para facilitar a execução de projetos, um contrato de revenda global oferecerá aos clientes acesso a um único local para todas as iniciativas de big data. Além disso, a Capgemini ampliará treinamento de sua equipe, capacitando mais 500 consultores nos próximos 18 meses.
 
“No mundo atual, os consumidores utilizam dados em todos os lugares; sensores estão sendo colocados em vários objetos com os quais interagimos. As fronteiras entre os mundos digital e físico estão desaparecendo, causando uma ruptura nos modelos de negócio das empresas. Lidar com desafios reais, incluindo a gestão da evolução das experiências dos clientes e o impacto da ‘Internet das coisas’, exige o uso de big data”, afirma o diretor de Tecnologia de Gestão de Informações Empresariais do Grupo Capgemini, Manuel Sevilla.
 
“Como provedora líder de serviços, a Capgemini tem conhecimento e experiência para a execução de projetos de big data. Isso facilita a obtenção de valor pelas empresas a partir de seus investimentos em análise de dados”, comenta o CEO da Cloudera, Tom Reilly. “Juntos, estamos definindo o futuro da gestão de dados, possibilitando a criação de hubs de informações empresariais – um único local para armazenamento de todos os conteúdos pelo tempo desejado, sem perda do seu contexto - garantindo que os clientes de projetos de big data se beneficiem da liderança tecnológica da Cloudera e do conhecimento especializado da Capgemini no fornecimento de serviços”, conclui o executivo.
 
A Capgemini e a Cloudera deram início à sua parceira global em outubro de 2013, oferecendo gestão de dados empresariais.