Capgemini e Microsoft se unem em programa global de serviços em nuvem

| Press release
Com o “Capgemini Cloud Choice with Microsoft” será possível criar soluções corporativas sob medida, que podem ser rapidamente implementadas para melhorar o desempenho dos negócios e gerar inovação por meio da nuvem

A Capgemini, um dos principais provedores globais de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização, está expandindo o seu programa de serviços na nuvem, tendo a Microsoft como o primeiro parceiro a ingressar no programa, que ajudará as empresas a tirar o máximo proveito da tecnologia. A iniciativa, nomeada “Capgemini Cloud Choice with Microsoft”, é formada por um conjunto de ofertas cujo foco é possibilitar a transformação dos negócios e a implementação de soluções utilizando as tecnologias de cloud computing da Microsoft. Esses serviços incluirão o Cloud Advisory, Managed Platform Services e inovação integrada, para trazer mais agilidade às empresas e ajudá-las a adotar um foco mais estratégico nas operações do negócio.

O "Capgemini Cloud Choice with Microsoft” oferecerá soluções de nuvem gerenciadas 'como serviço', específicas para as necessidades de cada setor. A linha de soluções incluirá:

1)     OneShare – acelera o provisionamento de testes e desenvolvimento na plataforma Microsoft Azure e controla os custos com o uso de monitoramento e programação dos recursos;

2)     Ofertas próprias, exclusivas da Capgemini, específicas para cada setor, como, por exemplo, a plataforma bancária customizada.

 

Desenvolvidas internamente por especialistas da Capgemini, essas soluções podem ser facilmente configuradas conforme as necessidades de cada cliente, reduzindo o custo total de propriedade. Elas englobam serviços de nuvem híbrida, pública, hospedada e privada que utilizam a plataforma Azure e oferecem uma plataforma integrada que pode ser facilmente implementada para fazer melhor uso dos investimentos atuais de TI. Comercializada no modelo ‘como serviço’, as empresas poderão ter um maior controle sobre a atualização do software e mais tempo para dedicar às inovações e transformações do negócio. 

 

“A digitalização do negócio é um fator essencial quando se fala em acelerar o ritmo da mudança. As informações fluem mais rapidamente. Não se trata apenas da tecnologia, mas de como essa tecnologia está sendo aplicada aos modelos de negócios. Por isso é preciso tornar-se digital e falar sobre a nuvem - ela é a base para a transformação digital", afirma o executivo da Constellation Research, R “Ray” Wang (@rwang0).

 

Enfrentando o desafio do volume reduzido de cartas, mas com enorme crescimento das remessas de pacotes, a PostNL, serviço postal da Dinamarca, decidiu transferir a maior parte de seus sistemas de TI para a nuvem pública da Microsoft, Azure. A migração foi iniciada em 2013 e será concluída no final de 2015. “A Sogeti, subsidiária do Grupo Capgemini, nos ajudou a definir o plano para migração de mais de 40 aplicações para a nuvem. Reduzimos nossos custos em mais de 20% e ganhamos flexibilidade para lidar com a variação do volume”, comenta o diretor de TI da PostNL, Marcel Krom.

 

Benefícios para fornecedores independentes de software e startups

Como parte de sua oferta, a Capgemini alinhará suas atividades com fornecedores independentes de software e startups para criar maneiras novas e inovadoras de fornecer soluções integradas. Estas empresas se beneficiarão pois serão um ponto central para integração de tecnologias inovadoras no portfólio de soluções da Capgemini.

 

“Esse é um passo importante para nossa parceria global com a Microsoft, com a qual fomos pioneiros na adoção da nuvem. Os benefícios de uma capacidade computacional flexível como serviço mudaram a dinâmica do mercado para todos os setores, mas o segredo é saber explorá-los. Muitos setores ainda enfrentam desafios para adoção das tecnologias de nuvem e migração das cargas de trabalho, e precisam de ajuda para definir suas políticas de uso da nuvem, o ambiente de conformidade e a estrutura organizacional, para impulsionar o desempenho. Esse requisito não se aplica apenas às empresas de grande porte, mas também às startups e empresas recém-criadas, que agem rapidamente para explorar as tecnologias de nuvem”, diz o diretor global de tecnologia do Grupo Capgemini, Lanny Cohen.

“Estamos empolgados com a ampliação de nossa parceria com a Capgemini, uma das principais integradoras de sistemas do mundo, para ajudar os clientes a ganhar agilidade, produtividade e eficiência nos negócios mais rapidamente. Trabalhando em conjunto, ofereceremos aos clientes consultoria, suporte e as soluções tecnológicas de que precisam para agilizar a transformação do negócio por meio da nuvem", comenta o vice-presidente executivo da área de Cloud & Enterprise da Microsoft, Scott Guthrie.

A Microsoft é a primeira entre várias provedoras de serviços de nuvem a ser incluída no Programa de Serviços de Nuvem da Capgemini, que conta com a colaboração de um vasto ecossistema de parceiros e inclui um amplo conjunto de serviços, inclusive avaliação e estratégia de nuvem para o negócio, prova de conceito, migração de aplicativos para a nuvem, plataforma como serviço, infraestrutura como serviço, software como serviço, processos de negócio como serviço e segurança cibernética.