Capgemini é reconhecida como uma das empresas mais éticas de 2013 pelo Ethisphere Institute

| Press release
Apenas cinco empresas do setor de serviços foram indicadas no ano passado
A Capgemini, uma das principais provedoras globais de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização, foi eleita uma das empresas mais éticas do mundo pelo Ethisphere Institute em 2013. Essa é uma grande conquista e um reconhecimento do compromisso da Capgemini com a liderança ética, práticas de conformidade e responsabilidade social corporativa.

O Ethisphere Institute é considerado um dos mais importantes institutos internacionais de ética empresarial. O seu prêmio "Empresa Mais Ética do Mundo" é entregue após a realização de uma classificação anual, que avalia empresas que superam as concorrentes de seu setor em termos de comportamento ético. Por meio de pesquisas detalhadas e análises em diversos estágios, o Ethisphere Institute analisou organizações de mais de 100 países e 36 setores, indicadas para receber o prêmio. A metodologia usada para a premiação das Empresas Mais Éticas do Mundo inclui a análise dos códigos de ética, ações judiciais e casos de infração de regulamentos, avaliando os investimentos em inovação e práticas de negócio sustentáveis; examinando as atividades criadas para melhorar a cidadania corporativa e analisando as indicações dos executivos do alto escalão, colegas do setor, fornecedores e clientes. A classificação é realizada após um longo processo de seleção, baseado em sessões de perguntas e respostas. Apenas cinco empresas do setor de serviços foram indicadas em 2012.

Estamos muito felizes com o recebimento deste prêmio, que nos reconhece como promotores de práticas de negócio éticas e líderes no setor. Na política do Grupo Capgemini, ética, conformidade e responsabilidade social corporativa ocupam um papel central, tanto do ponto de vista interno, quanto na forma como trabalhamos com nossos clientes. Acreditamos que a importância desses elementos continuará a crescer, declarou Hervé Canneva, diretor de ética e conformidade do Grupo Capgemini.

Além de mais empresas terem se inscrito na premiação das Empresas Mais Éticas do Mundo neste ano do que em qualquer outro ano, demonstrando que a ética é uma parte importante dos modelos de negócio de muitas dessas empresas, estamos vendo mais organizações agindo de forma proativa. Estão criando novas iniciativas para ampliar os programas de ética e cultura para todos os setores, inclusive associações de classe voltadas à ética e outras atividades, disse Alex Brigham, diretor executivo do Ethisphere Institute. Estamos contentes por ver as Empresas Mais Éticas do Mundo de 2013 ocupando essas posições de liderança e demonstrando a correlação entre comportamento ético e melhor desempenho financeiro.

O programa de Ética e Conformidade da Capgemini foi lançado em 2009 pelo Conselho de Administração do Grupo. É baseado na cultura de ética, que tem sido uma parte central da corporação desde a sua fundação em 1967. Como parte desse programa, a Capgemini estabeleceu uma rede de diretores de ética e conformidade e lançou o Código de Ética Empresarial, uma política de combate à corrupção, e uma Política de Conformidade com as Leis de Defesa da Concorrência, para reafirmar seus valores em todos os países nos quais atua. O programa tem o apoio de um importante programa de treinamento global com sessões online dedicadas a cada uma das três políticas e diversas opções de treinamento presencial.