Capgemini e SAP fazem parceria para atender empresas de manufatura

| Press release
Foco é transformação digital, Internet das Coisas e inovação

A Capgemini, um dos líderes globais em serviços de consultoria, tecnologia e terceirização, e a SAP SE (NYSE:SAP) anunciam a ampliação de sua parceria estratégica com o lançamento do “Fast Digital 4 Discrete Industries by SAP and Capgemini”, uma iniciativa conjunta para ajudar os clientes do setor de manufatura a administrarem sua transformação digital, como parte dos esforços para maximizar o potencial do Industry 4.0, da Internet das Coisas  e de técnicas de fabricação inovadoras.

Em sua corrida global para manter e aumentar suas vantagens competitivas, as empresas reconhecem os benefícios da transformação organizacional com o uso das mais recentes tecnologias digitais, como rastreamento em tempo real, visualização em 3D, Internet das Coisas e objetos conectados. No entanto, essas tecnologias não são fáceis de serem adotadas e o esperado retorno sobre o investimento demora a acontecer.

O objetivo da iniciativa é solucionar esses desafios por meio da combinação das soluções digitais líderes de mercado da SAP com a experiência global da Capgemini nas áreas de consultoria, insights e dados, nuvem e experiência digital do cliente. A Capgemini também utilizará um modelo ágil para a transformação do negócio, baseado em seu reconhecido Digital Transformation Framework¹, criado sob medida para o setor de manufatura, que abrange a exploração, concepção e desenvolvimento de soluções específicas para sustentar modelos e cenários de negócio.

“Os clientes de todos os setores estão enfrentando seu maior desafio organizacional enquanto buscam a transformação digital. Em nenhum outro setor essa situação é mais real do que no de manufatura, no qual a promessa do Industry 4.0 está sendo ofuscada pela crescente percepção da complexidade de tornar a manufatura digital uma realidade. Com nossa ampla experiência, auxiliando algumas das maiores organizações do mundo a se transformarem digitalmente, conhecemos profundamente os seus desafios e sabemos como enfrentá-los. A SAP é uma parceira natural, não somente pela nossa longa história de trabalho conjunto, mas também porque o seu portfólio de soluções oferece uma plataforma ideal para potencializar essa mudança”, comenta o membro do conselho executivo do grupo e líder da divisão de serviços digitais da Capgemini, Olivier Sevilla.

“Este anúncio é mais um exemplo de como estamos explorando novas formas de inovar em conjunto, usando o SAP S/4 HANA e o SAP HANA® Cloud Platform para ajudar nossos clientes a obterem vantagem competitiva na economia digital. Levaremos a nossa parceria com a Capgemini a um novo patamar, para auxiliar as empresas de manufatura do mundo inteiro a solucionarem seus desafios de negócio e a operarem melhor”, diz o membro do conselho executivo da SAP SE e presidente da divisão de operações globais de clientes SAP, Rob Enslin.

Como parte da iniciativa, o conjunto de soluções compatível com esse modelo inclui o SAP S/4 HANA como núcleo digital e as soluções SAP® Hybris® e SAP HANA® Cloud Platform, que fornecem dados em tempo real nas aplicações de front-end e back-end. A Capgemini e a SAP planejam inovar e investir conjuntamente no desenvolvimento de novas aplicações e extensões na plataforma de nuvem SAP HANA, bem como se envolver em um ecossistema de startups e fornecedores da área de manufatura, para oferecer aos clientes soluções completas.

Essa iniciativa também tem como objetivo ajudar as empresas de manufatura a criarem produtos, ativos e operações inteligentes e conectados que ofereçam o potencial de obter uma redução do tempo de comercialização, menores custos, novos fluxos de receita e modelos de negócio.

A notícia segue a divulgação da solução Digital Manufacturing Services, da Capgemini, cujo objetivo é ajudar os clientes de manufatura a construírem fábricas, produtos inteligentes e conectados, além de adotar novos modelos de negócio na era digital.