Capgemini implementa SAP ERP para auxiliar Aeroporto Internacional de Guarulhos na modernização dos processos de negócios

| Press release
Projeto visa à centralização e gerenciamento do fluxo de informações gerenciais e integração dos processos entre o Aeroporto Internacional de Guarulhos e o grupo Invepar, que administra sua operação
A Capgemini, um dos principais provedores globais de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização, foi contratada pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos – GRU Airport, em São Paulo, para implementar um robusto sistema ERP da SAP para gestão dos processos de negócios. O principal objetivo é dar vazão à capacidade de crescimento e atender às demandas de gerenciamento do maior aeroporto do Brasil.
 
Desde que assumiu a gestão do aeroporto, em fevereiro de 2013, a Concessionária Invepar investiu nas tecnologias mais modernas de infraestrutura aeroportuária, principalmente aquelas voltadas para agilizar o fluxo de passageiros. Agora, com o suporte da Capgemini, o aeroporto busca a atualização de seu sistema de gestão de processos de negócios.
 
Para isso, uma equipe de cerca de 50 profissionais da Capgemini está dedicada à implementação do SAP ERP, que tem previsão de término para abril de 2015. Com o novo ERP, a diretoria de Tecnologia da Informação do Aeroporto Internacional de Guarulhos poderá centralizar e gerenciar o fluxo de informações administrativas e integrar os processos internos do aeroporto. Com o projeto, o cliente também visa reforçar a segurança da informação dos dados, além de dar maior agilidade na tomada de decisões.
 
Para o diretor de TI do GRU Airport, Luiz Eduardo Ritzmann, o aeroporto contempla uma série de procedimentos internos que envolvem diversas áreas, o que demanda um sistema de gestão de negócios robusto. “Dentro desse contexto, precisávamos de um fornecedor com a expertise da Capgemini, capaz de implementar uma tecnologia que promova a integração dos processos internos, facilitando a comunicação entre os diferentes departamentos do aeroporto”, destaca o executivo.
 
As soluções SAP permitem acessos simplificados às informações decisivas em um ambiente como o Aeroporto Internacional de Guarulhos, que envolve diversos setores administrativos e grande volume de dados.  “Esse acordo nos consolida no mercado e é um alvo importante dentro da nossa estratégia em atender diferentes verticais, sempre com excelência operacional e alto nível técnico”, afirma Ricardo Medina, vice-presidente de vendas para a rede global de parceiros SAP Brasil.

Segundo o vice-presidente de Serviços de Aplicações da Capgemini, Roberto Mathias, o fluxo de pessoas no aeroporto (foram 36 milhões em 2013) e de informações nos terminais tornam o projeto bastante dinâmico e desafiador. “É uma honra termos nossa expertise em implementação e sustentação da solução SAP ERP reconhecida pelo GRU Airport”, afirma o executivo. “Tem sido um privilégio participar do projeto de modernização do parque tecnológico do maior aeroporto do País, contribuindo com o  aprimoramento de sua gestão”, conclui.