Capgemini lança plataforma que elimina ineficiência dos testes de serviços financeiros

| Press release
Smart QA é um sistema autônomo autogerenciável com ativos e automação de testes inteligentes.

A Capgemini, um dos principais provedores globais de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização, anuncia o lançamento do Smart Quality Assurance (Smart QA) para instituições de serviços financeiros. A plataforma, baseada na análise de dados, ajuda bancos, instituições financeiras e seguradoras a criarem um ecossistema completo, que abrange o ciclo de testes de ponta a ponta. A solução foi criada para funcionar em conjunto com a Intelligent Test Automation Platform, o Smart Foundry e o Command Center todas da Capgemini, possibilitando maior colaboração e entrada mais rápida nos diversos mercados.

“A plataforma Smart QA foi criada para ajudar as instituições de serviços financeiros a acompanharem o ritmo acelerado das inovações necessárias para lidar com a transformação digital e demandas da metodologia DevOps", diz o líder do setor de testes para serviços financeiros da Capgemini, Govind Muthukrishnan. “Integrando o ecossistema de testes com o uso de ativos inteligentes, automatização total, provisionamento inteligente de ambiente e insights e análise de dados com visão 360º, a solução deve reduzir os custos de entrega e a duração do ciclo em cerca de 30% a 40%, ao mesmo tempo em que oferece uma melhor experiência ao cliente”.

A Smart QA é uma plataforma inteligente, consciente, automonitorável e baseada na análise de dados, que "aprende" os recursos que usa e descobre e corrige automaticamente as falhas encontradas. A tecnologia foi criada tendo em vista três entidades principais que podem se adaptar, evoluir e tomar decisões rapidamente em um sistema de testes:

·         Ativo Inteligente (Smart Asset): pode ser um caso, um ambiente ou um dado de teste, que pode evoluir, se automonitorar e autocorrigir com base em fatores ambientais.

·         Integrações inteligentes (Smart Integrations): possibilitam a comunicação entre várias ferramentas, componentes, frameworks e cada um dos ativos inteligentes dentro do contexto correto. Utilizando APIs abertas esses componentes podem ajudar a definir a forma como esses ativos se relacionam, reduzindo a necessidade de intervenções manuais. Por exemplo, com as integrações inteligentes, um caso de teste consegue definir o ambiente e o conjunto de dados necessários para a execução.

·         Motor de análises: inclui funcionalidades cognitivas que utilizam técnicas e insights inteligentes, podendo ser usados pelos arquitetos de testes para priorizar o que precisa ser testado, otimizar as atividades de teste e identificar áreas que possam ser melhoradas. A plataforma Smart QA também sabe a quantidade de teste necessária e quais ativos devem ser usados.

Juntos, esses componentes se conectam perfeitamente com agentes robóticos para fornecer uma experiência de teste totalmente automatizada (zero touch testing)

A plataforma usa os princípios da arquitetura de microsserviços, que consiste de serviços que podem ser contratados individualmente ou como modelo de serviço completo. Seus principais componentes são: a recém-lançada plataforma Intelligent Test Automation. O Smart Foundry (um ambiente de testes e fábrica de provisionamento de dados integrados), Big Insights Analytics. Comand Center (ferramenta de emissão de relatórios em tempo quase real) e com uma camada de gamificação. A solução Smart QA apresenta novas funções por meio da redução das dependências entre as entidades e princípios de conscientização e adaptação, minimizando o custo total da entrega e a duração do ciclo, ao mesmo tempo em que mantém a alta qualidade.

Para saber mais sobre a plataforma Smart QA para serviços financeiros, da Capgemini, acesse: www.capgemini.com/smartqa ou entre em contato conosco pelo e-mail financialservices@capgemini.com.



- QA ou garantia da qualidade são atividades administrativas e procedimentos que confirmam quais requisitos e metas são cumpridos em relação a um software ou sistema.

- Smart Foundry é um ambiente integrado e uma fábrica de provisionamento de dados que usa o Dockers ou soluções de gestão de dados.  A fábrica é configurável e fornece ambientes baseados no banco de dados de gestão da configuração visual.

- Command Center é uma ferramenta para elaboração de relatórios em tempo real.

- Recursos se referem a recursos de teste, ambiente de teste e dados de teste. 

- Uma API aberta é uma interface de programação de aplicações disponível ao público

- Testes totalmente automatizados (zero testing) são atividades que não exigem intervenção manual.

- A Intelligent Test Automation Platform, da Capgemini, é uma solução para testes integrada e automatizada criada para que as instituições financeiras acompanhem o ritmo acelerado das inovações necessárias para lidar com as transformações atuais do setor.

- O Big Insights Analytics conecta diferentes análises para entender a relação entre os vários componentes, como tendências de ocorrência de defeitos e mudanças do código, disponibilidade e produtividade do ambiente e taxa de chegada de defeitos versus a qualidade do código.