Capgemini oferece às organizações um caminho rápido para implantar inovações tecnológicas com o lançamento global do "Applied Innovation Exchange"

| Press release
A mais nova adição à rede global da Capgemini é o novo espaço Exchange em San Francisco (E.U.A.).

A Capgemini, uma das principais provedoras mundiais de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização, anuncia o lançamento do Applied Innovation Exchange (AIE), sistema que auxilia as empresas a tirar proveito do seu conceito de Inovação Aplicada, um processo que visa a obtenção rápida e segura de vantagem competitiva num mercado que inova rapidamente, por meio da redução do tempo entre a criação e a implementação de inovações. O AIE da Capgemini abrange atualmente uma rede global de nove espaços de inovação, conhecidos como ‘Exchanges’, nos quais as empresas podem realizar uma imersão a fim de entender, experimentar e aplicar todos os aspectos das novas tecnologias e lidar com as disrupções que afetam o seu negócio e setor. A solução também inclui um ecossistema organizado de parceiros em inovação e uma estrutura de ferramentas experimentadas e testadas para ajudar as empresas a explorar as disrupções que afetam o mercado atual de forma estruturada.

A mais nova adição à rede global de AIE da Capgemini é o novo espaço Exchange em San Francisco (E.U.A.). Dedicado à inovação conjunta com marcas tecnológicas renomadas e startups, o espaço oferece acesso a empresas selecionadas de venture capital e private equity e possibilita uma imersão em diversas fontes de inovação específicas de cada setor, existentes no Vale do Silício, e sua aplicação.

Devido à rapidez com que as novas tecnologias são lançadas e a redução do ciclo de surgimento de inovações, a introdução do conceito de Inovação Aplicada pela Capgemini e do seu modelo operacional AIE é baseada na premissa de que a inovação, sem uma aplicação segura específica para cada empresa, é uma proposta sem valor.  Considerando a necessidade da inovação no mercado atual, o Applied Innovation também foi criado para que as empresas globais se capacitassem e se tornassem autossuficientes na aplicação contínua dessas inovações.  A rede global de Exchanges da Capgemini oferece um ambiente estruturado e seguro para ajudar as organizações a entender e aplicar novas tecnologias como ‘Internet das Coisas’, ‘Insights & Data’, cloud, segurança cibernética e Vanguard IT. O Exchange também abriga conhecimento setorial e de processos, para ajudar as empresas a aplicar essas inovações de acordo com o contexto específico do seu negócio. O Exchange de Munique, por exemplo, abriga uma grande variedade de soluções especializadas de Inovação Aplicada para o setor  automotivo. A equipe AIE da Capgemini baseada em Paris desenvolveu uma aplicação dedicada aos óculos de realidade virtual ´Oculus Rift´, permitindo um passeio  por ambiente 3D que reproduz grandes instalações industriais, com o objetivo de proporcionar uma experiência imersiva e eficiente para que experts possam preparar uma intervenção de alto risco após um incidente ocorrido em um ambiente extremamente hostil.

Existem outros espaços Exchange localizados em, Lille, Toulouse,, Utrecht, Mumbai, Melbourne e, agora, San Francisco, com a entrada em breve de Londres e planos de expansão em 2016.

“As empresas não conseguem mais inovar de forma isolada e aceitar ciclos de desenvolvimento e implantação que duram meses ou anos. Os riscos de não agir ou de agir com base nos paradigmas de inovação do passado são muito altos", comentou Lanny Cohen, diretor global de tecnologia da Capgemini e membro do comitê executivo do Grupo. “Considerando a rapidez com que as novas tecnologias são lançadas e a forma como estão eliminando as barreiras tradicionais de entrada no mercado, é a aplicação rápida da inovação que promete um valor sustentável para as empresas. Ao focarmos na disciplina de Applied Innovation, estamos oferecendo às empresas um caminho para lidarem com uma das dinâmicas mais importantes e estratégicas do mercado atual."

 

Empresas do mundo inteiro se beneficiam com os serviços Applied Innovation Exchange da Capgemini

No setor de Energia, impulsionado pela missão de garantir energia sustentável para todos, a Eneco tem seu sucesso atrelado à capacidade de inovar e transformar seu ambiente e sistemas atuais de TI para reduzir o custo total de propriedade e criar uma plataforma para lançar seus serviços futuros. Trabalhando em conjunto com a Capgemini, a Eneco terá como resultado a melhoria, inovação e transformação de sua área de TI, além da possibilidade de criação conjunta de tecnologias, propriedade intelectual e desenvolvimento do seu negócio. As áreas de foco preliminar são: gestão de energia residencial, carga de veículos elétricos, geração de energia local e atendimento digital.

“Nossos clientes estão mudando drasticamente a maneira de usar energia em seus lares e empresas. O novo padrão é a energia descentralizada e renovável. Nosso foco é facilitar essa transformação com novos produtos e serviços ágeis”, comentou Joeri Kamp, diretor de tecnologia e inovação do Grupo Eneco. “Para fazer isso de forma eficaz, precisamos integrar soluções de TI ao nosso conhecimento na área de energia sustentável e utilizar as infraestruturas energéticas de uma forma nunca antes vista no setor de energia. Acreditamos que o Applied Innovation Exchange da Capgemini, com seu ecossistema mundial de importantes parceiros tecnológicos, startups e sua rede global de Exchanges, poderá nos ajudar a desenvolver serviços novos e inovadores e ingressar em novos mercados.”

“Por meio do Applied Innovation Exchange localizado em Paris, a Capgemini auxilia a equipe de inovação e pesquisa da SNCF, empresa responsável pela administração ferroviária na França, a criar aplicações para seus relógios conectados:

 

“A SNCF, cada vez mais digital, precisa permanecer à frente das tecnologias inovadoras. É por isso que a diretoria de inovação e pesquisa da SNCF inova permanentemente, criando novos serviços úteis para nossos passageiros. Queremos surpreender e satisfazer, da melhor maneira possível, as expectativas de nossos clientes, que estão cada vez mais conectados. As informações não devem ser buscadas pelos viajantes, mas enviadas a eles, para que sua viagem seja realmente perfeita”, explica Patrick Ung, gerente de novas tecnologias do departamento de pesquisa e inovação da SNCF

A Boys & Girls Clubs of America, organização sediada nos Estados Unidos que oferece acesso a mais de 4000 instalações conveniadas, busca maneiras inovadoras para atrair, envolver e apoiar os jovens. A organização está trabalhando com a Capgemini para implantar uma plataforma tecnológica visionária para criar experiências de ensino digital autodirecionadas de grande impacto.

“Para atender às necessidades dos jovens da atualidade, que são 'nativos digitais', a Boys & Girls Clubs of America se dedica a atrair crianças e adolescentes de forma envolvente e relevante, ajudando-os a utilizar todo o seu potencial como cidadãos produtivos e responsáveis", disse o Dr. Damon Willians, vice-presidente sênior de programas, treinamento e desenvolvimento juvenil da Boys & Girls Clubs of America. “O envolvimento digital e o desenvolvimento de ferramentas e programas voltados ao conhecimento digital são grandes prioridades para nós. A inovação digital é imprescindível e, com a Capgemini e o Applied Innovation Exchange, vivenciamos a arte do possível, exploramos novas formas de operar e desenvolvemos uma nova estrutura de trabalho para o futuro”.

Nos setores financeiro e bancário, a Capgemini fornece serviços de inovação à Euroclear, fornecedor de serviços financeiros de pós-negociação, para ajudá-la a atender às novas necessidades de seus clientes.

“A Capgemini tem uma abordagem estruturada e colaborativa para inovação e com ela conseguimos tirar proveito de suas informações estratégicas, pesquisas setoriais e rede de PME para identificar e fornecer novas soluções de negócio e tecnológicas. Com foco na inovação, esse relacionamento nos possibilita lançar novos serviços, como aplicativos móveis para nossos clientes, aplicar a análise de dados em diversos cenários e integrar soluções de parceiros em nosso ecossistema”, explica Anne Swaelus, diretora de excelência de entrega da divisão ADM do Grupo Euroclear.

 

Um crescente ecossistema global de parceiros possibilita a rápida descoberta e aplicação de inovações

Ao utilizar inovações das mais importantes empresas de tecnologia do mundo e formar parcerias estratégicas com outras organizações para garantir acesso a uma base crescente e robusta de produtos, que podem incluir propriedade intelectual, serviços e soluções, a Capgemini está bem posicionada para reagir às disrupções do mercado, não importando sua origem. O envolvimento direto com uma rede global de startups, instituições acadêmicas, institutos de pesquisa e empresas de venture capital e private equity oferece às organizações um caminho abrangente para que administrem seus desafios e oportunidades de negócio de forma proativa. O ecossistema de AIE da Capgemini também incorporou o acesso a vários dos mais avançados modelos de negócio comerciais, possibilitando a aplicação direta de inovações tecnológicas voltadas ao negócio. O ecossistema de AIE da Capgemini é uma estrutura operacional que evolui constantemente, com acesso a fontes relevantes de inovação no mundo inteiro.

A Iterate Studio, com seu extenso alcance a uma comunidade global de startups, trouxe ao ecossistema uma abordagem única para descoberta, curadoria, teste e experimentação de startups, além de especialização no setor e em processos: “A Iterate Studio é uma importante parceira da Capgemini e do Applied Innovation Exchange. Navegamos pelo amplo e complexo ecossistema digital de startups por meio de nossa plataforma, possibilitando a curadoria e experimentação de suas tecnologias pelos clientes multinacionais da Capgemini. Juntamente com a Capgemini, podemos ajudar essas empresas a aplicar inovações rapidamente e, ao mesmo tempo, reduzir os riscos", comenta Jon Nordmark, CEO da Iterate Studio e Iterate.ai.

O MaRS Discovery District, também se juntou ao ecossistema. Um dos maiores centros de inovação urbana do mundo, auxilia empresas trazendo ideias inovadoras com escala global . O MaRS e a Capgemini são parceiros de longa data em inovação. Trabalhar com o Applied Innovation Exchange levou nossa parceria a um novo patamar. O alcance global da rede de troca de inovações da Capgemini fortalece nosso ecossistema e aumenta nossas redes. Ela também contribui para a exposição internacional e acesso ao mercado de nosso grupo de ambiciosas startups e rápido crescimento de jovens empresas através do desenvolvimento de soluções inovadoras. Vemos um enorme potencial nesta colaboração com a Capgemini e o seu Applied Innovation Exchange”, comenta a Dra. Ilse Truernucht, CEO do MaRS Discovery District.

Em julho de 2015, a Capgemini Consulting e a Altimeter divulgaram um relatório mundial que revela que as grandes empresas  continuam tendo dificuldade para inovar. O modelo atual de P&D é considerado ‘defeituoso’ e as equipes das empresas tradicionais de grande porte estão mal preparadas para enfrentar o desafio do Darwinismo digital. O lançamento do novo e comprovado conceito Applied Innovation da Capgemini e o seu Applied Innovation Exchange global rompe o modelo tradicional, usando uma abordagem de colaboração entre vários parceiros e equilibrando o pensamento interno e externo para ajudar as organizações a cultivar e aplicar inovações em suas empresas e, especificamente, em seus processos de negócio mais estratégicos.

Para mais informações sobre o AIE da Capgemini, acesse www.capgemini.com/appliedinnovationexchange