GrDF escolhe Capgemini para implantar sistema de informação para 11 milhões de medidores de gás na França até 2022

| Press release
A empresa será responsável pelo desenvolvimento da tecnologia para controle de novos medidores, que terão informações em tempo real sobre o consumo de energia
A Capgemini, um dos principais provedores globais de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização, foi escolhida pela GrDF para desenvolver um sistema de informação para os novos medidores de gás inteligentes da companhia, que serão instalados em 11 milhões de casas francesas até 2022. Com valor total de 23 milhões de euros, os dois contratos assinados têm duração de três anos. 
 
A instalação dos novos medidores será iniciada em 2015 e tem previsão de conclusão em 2022. Esse será o maior projeto com medidores de gás no mundo já realizado até hoje. Esses equipamentos fornecerão aos clientes da GrDF informações em tempo real sobre o consumo exato de energia, possibilitando monitoramento e controle mais eficazes de suas contas. Não será necessária a presença do cliente durante os serviços de verificação e manutenção. Também será mais rápido e fácil realizar as mudanças solicitadas pelo cliente, relacionadas, por exemplo, a tarifas ou serviços. 
 
A Capgemini será responsável pelo desenvolvimento do sistema de informação dos novos medidores, especialmente os de coleta de dados e de monitoramento, que controlará a rede e garantirá a regularidade da coleta de dados. A Capgemini também operará a solução de gestão de dados do medidor, que trabalha com índices, calcula o consumo, controla as leituras e as transmite aos sistemas de cobrança.
 
“A linha global de Smart Energy Services da Capgemini nos permite oferecer uma gama completa de soluções criadas especialmente para medidores. Nosso produto é baseado na sólida experiência da companhia, reunida em mais de dez anos conduzindo projetos para dezenas de concessionárias de serviços públicos na Europa e nos Estados Unidos”, comenta o diretor adjunto do setor global de Serviços Públicos da Capgemini, Hervé Griffon.
 
“Este programa é fruto de nossa parceria de longa data com a Capgemini. Com ele, podemos tirar proveito total do conhecimento que as equipes da empresa têm sobre o nosso negócio, bem como de sua especialização em sistemas de medição inteligente”, completa o diretor do Programa de Medidores de Gás Inteligentes da GrDF, Patrick Dardoise.