Grupo Capgemini lança oferta de segurança cibernética para o mercado automotivo

| Press release

A Capgemini, um dos líderes globais em consultoria, tecnologia e serviços de terceirização, anuncia o lançamento de uma oferta desenvolvida para aumentar a segurança de veículos conectados, montadoras e sistemas de TI de empresas automotivas. A solução combina a especialização das equipes globais em mercado automotivo, cibersegurança e consultoria do Grupo, incluindo sua subsidiária Sogeti, com a rede mundial dos Centros de Operações de Segurança (SOCs) da companhia. Com isso, a Capgemini fornece uma solução abrangente para toda cadeia de valor do setor, ajudando a prevenir, detectar e responder a possíveis ameaças de segurança cibernética.

“Todos os profissionais do setor automotivo têm percebido quão importante é a cibersegurança. Falhar na prevenção de um ataque pode resultar em recalls em massa, perda de receita, multas regulatórias e até riscos à segurança do consumidor. O foco até agora tem sido os sistemas de TI, que já é bastante difícil, mas a complexidade da segurança está cada vez maior uma vez que as marcas automotivas estão adotando progressivamente soluções com Internet das Coisas, como robôs em fábrica e milhares de peças de carro conectadas,”, diz Kai Grambow, líder global do setor automotivo da Capgemini.  

Este lançamento ocorre num momento em que a indústria automotiva enfrenta um desafio de segurança cibernética sem precedentes. À medida que os carros se tornam cada vez mais avançados e conectados, eles são construídos com centenas de sensores e muitos computadores individuais de bordo controlando tudo, desde a direção até os faróis. Juntos, eles expõem uma infinidade de pontos de entrada para hackers obterem acesso e controle. Não é apenas o carro que é vulnerável. Agora, as fábricas automotivas, cada vez mais conectadas, também são potenciais alvos.

“Na Capgemini nós temos ampla experiência em ajudar nossos clientes a defenderem seus dispositivos conectados e sua infraestrutura operacional. Esta nova oferta colocará todo o poder de nossas capacidades de segurança cibernética a favor dos nossos clientes do setor automotivo, protegendo seus negócios”, afirma Mike Turner, COO global de cibersegurança da Capgemini.

A nova oferta fornece suporte a fabricantes e fornecedores que buscam minimizar os riscos de segurança cibernética para o carro conectado, bem como para fábricas e sistemas de TI corporativos. A solução inclui:

  • Avaliação da segurança dentro e em torno da fábrica, incluindo subsistemas críticos e do próprio carro, que abrange a vulnerabilidade de provedores de serviços e conexões externas, como Wi-Fi ou Bluetooth. Testes de infiltração para fornecer insights adicionais especializados sobre fragilidades em todo o carro e planta, e para avaliar o sucesso de uma estratégia e sua implementação;
  • Desenvolvimento de uma estratégia para proteger todos os aspectos do veículo, desde unidades de controle eletrônico, condutores de dados e de sinais, até a conectividade externa aos processos de governança em torno de cada um deles, permitindo que um fabricante e seus fornecedores abordem etapas de segurança de ponta a ponta;
  • Implementação de medidas de segurança e ações corretivas. Isso inclui consultoria e treinamento sobre boas práticas de desenvolvimento de software seguro e execução operacional no ciclo de vida de desenvolvimento de software.

A oferta também concede às organizações acesso à rede dos Centros de Operações de Segurança (SOCs) da Capgemini em todo o mundo, bem como o monitoramento específico de eventos nos veículos e nas linhas de fabricação. Os centros são formados por equipes de especialistas que podem atuar como uma equipe dedicada ou compartilhada a um fabricante de equipamento original (OEM) ou fornecedor. A oferta reduz significativamente a necessidade das empresas automotivas investirem tempo, recursos e orçamento no desenvolvimento e construção de seus próprios SOCs.

Esta oferta faz parte de uma linha de serviços oferecida pelos especialistas do setor automotivo da Capgemini. Para saber mais, acesse: https://www.br.capgemini.com/automotivo/automotive-cybersecurity