Hospital de Clínicas de Porto Alegre otimiza atendimento aos pacientes com ajuda da Capgemini

| Press release
Sistema desenvolvido concede maior segurança e controle do histórico das informações dos pacientes em tempo real.

Sempre mantendo o foco no paciente, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e a Capgemini, uma das líderes globais em consultoria, tecnologia e serviços de terceirização, desenvolveram um sistema para Gerenciamento de Transplantes, com interface amigável e intuitiva, de fácil usabilidade, que oferece interação em todos os níveis, beneficiando equipe médica, enfermeiros e pacientes. A prioridade é trazer informações mais detalhadas em tempo real, como diagnóstico, medicação e procedimentos, garantindo que sejam compartilhadas rapidamente entre todos os setores, evitando atrasos, minimizando erros em diagnóstico e na administração de medicamentos, por exemplo, e mantendo o controle das operações do hospital.

O objetivo principal desse desenvolvimento, que integra o sistema AGHUse (Aplicativos para Gestão Hospitalar) do HCPA, visa gerenciar a lista de pacientes atendidos pelos programas de transplante, seguido da eliminação de informações fragmentadas e/ou inexistentes para informações estruturadas, claras e disponíveis no prontuário eletrônico do paciente, além da otimização das atividades com redução do retrabalho e melhoria dos processos.

Os benefícios esperados com a implantação do sistema vão desde prolongar e melhorar a qualidade de vida de pacientes submetidos a transplantes; a transparência na gestão da lista de pacientes candidatos a transplantes; os registros de transplantes no prontuário eletrônico do paciente para acesso dos demais profissionais de saúde habilitados; a maior dedicação à assistência aos pacientes pelos profissionais das equipes com a eliminação de registros pessoais; a maior agilidade na obtenção de indicadores assistenciais e gerenciais para acompanhamento dos programas e encaminhamento para os órgãos reguladores; gestão de transplantes através de um sistema que possibilite uma melhor usabilidade; melhoria dos processos das equipes especializadas dos programas de transplantes; transparência sobre a oferta de órgãos, podendo chegar ainda à redução do tempo de espera por transplantes; bem como o aumento no número de pacientes de transplantes atendidos pelo Hospital.

A Capgemini é hoje a grande parceira do HCPA na construção do sistema AGHUse e sua disponibilização para inúmeras outras instituições de saúde em todo o Brasil. É a simbiose que nos permite crescer o produto permanentemente com qualidade e velocidade”, afirma Valter Ferreira da Silva, CIO do HCPA.

A parceria do HCPA com a Capgemini foi iniciada em junho de 2014 e está em sua segunda renovação. Após o término de implantação, o novo sistema de transplantes estará acessível aos mais de 800 leitos da instituição, beneficiando mais de 6 mil funcionários, além das cerca de 20 mil pessoas que passam todos os dias pelo hospital, trazendo mais informatização e controle dos dados relacionados aos pacientes e profissionais envolvidos na assistência direta.

Os 2 anos de integração técnica entre as equipes da Capgemini e do HCPA permitiram que o hospital continuasse evoluindo seu sistema e permanecesse como referência em qualidade de processos e software, oferecendo, cada vez mais, um atendimento melhor e mais ágil aos seus pacientes.

O sistema AGHUse é a solução de software desenvolvida pelo HCPA materializando seu Modelo de Gestão que está atualmente implantado em cerca de 50 hospitais em todas as regiões do país.