Pesquisa sobre a Maturidade Digital no Brasil

O conceito da jornada da transformação digital está ganhando substância. Os executivos estão cada vez mais envolvidos e conscientes de que o futuro e a vantagem competitiva das suas empresas estão no mundo digital. Já entendem que ficar para trás nesta corrida é perder competitividade e, pior, colocar em risco a sua própria sobrevivência empresarial. Já percebem que a transformação digital não é um fim em si mesma, mas uma reação à demanda dos consumidores que já vivem em um mundo digital e que esperam que sua relação com fornecedores, como lojas, bancos, governo ou seguradoras, acompanhem esse movimento. A Capgemini vem estudando e ajudando as empresas a realizar a transformação dos negócios pela revolução digital. Fruto dessa experiência e de um profundo estudo de três anos, realizado pela empresa e o MIT, em 2014, foi a publicação do llivro “Leading Digital”, publicado pela Harvard Business Press. O livro demonstra claramente que as empresas precisam construir capacidades e lideranças preparadas para enfrentar o turbilhão das transformações que já estão acontecendo. O cenário de negócios está cada vez mais complexo, incerto, volátil e ambíguo e sem a devida maturidade digital, o risco de sobrevivência empresarial diminui sensivelmente.

 

O atual cenário de negócios é de consumidores cada vez mais conectados, processos cada vez mais automatizados, objetos inteligentes e sofisticados algoritmos analíticos. Nada disso é futurologia. Eles já estão provocando mudanças significativas nos vários setores de negócio, chegando a abalar alguns e mudar por completo o modelo de negócios de outros. Tendo como base algoritmos sofisticados, novos e inovadores negócios são construídos, entre eles Netflix, Amazon, eBay e Airbnb. A questão é: será que isso só vale para as empresas que nasceram no mundo digital? Um simples olhar para meros dez anos atrás nos mostra que o mundo de hoje mudou tanto quanto nos 20 ou 30 anos anteriores a esses dez anos. E nos próximos dez as mudanças serão equivalentes aos últimos 50 anos. Impressionante, mas este ritmo alucinante está em nossa volta. Este novo e desafiador contexto precisa e deve ser enfrentado.

Diante desse cenário, a Capgemini realizou um estudo com o objetivo de avaliar o grau de maturidade digital das empresas brasileiras. A metodologia aplicada nesse estudo foi a mesma usada no estudo global efetuado em conjunto com o MIT.

 

Clique aqui para baixar a pesquisa