Realçando o desempenho global com novo sistema de serviços bancários básicos

| Client story

A Capgemini integra os sistemas de TI internacionais e oferece soluções específicas para cada região e idioma, para um dos dez maiores bancos do mundo.

 

A situação

Para instituições financeiras líderes, o crescimento internacional pode trazer tanto desafios quanto benefícios. No caso de nosso cliente, um dos cinco maiores bancos da Europa, o problema era a existência de vários sistemas de TI em suas 40 filiais de varejo espalhadas no mundo inteiro.  Com tantas plataformas em uso, a instituição não conseguia obter total transparência em seu negócio, padronizar as melhores práticas globais e conquistar eficiência em todas as filiais, falando a mesma língua em termos de TI. O mais importante é que harmonizar seu sistema central, facilitaria o cumprimento de uma série crescente de regulamentos e reduziria os custos com manutenção e suporte.

A solução

A Capgemini ocupou um papel de destaque na implementação de uma nova plataforma bancária, para estimular a padronização, eficiência e eficácia nas regiões mais importantes do mundo, começando com Gana, Croácia e China. O primeiro passo foi criar um centro de serviços dedicado e uma equipe de projeto na Índia, com um conjunto de competências único, com conhecimento do setor bancário, experiência na integração do pacote de software, gestão e projetos e implantação internacional. Depois, a equipe esboçou todos os processos e procedimentos necessários, certificando-se que seria possível usá-los em todas as subsidiárias do banco. Também foram utilizadas equipes móveis com talentos globais para implementar o novo sistema de TI nas subsidiárias.

O resultado

A Capgemini contribuiu para o desenvolvimento internacional do cliente, otimizando sua base de custos e fortalecendo a coerência de suas plataformas de TI que atendem a seus funcionários do mundo inteiro.  Os benefícios esperados são: aumento da receita líquida do banco, compartilhamento das melhores práticas e avanços no produto, na gestão de riscos e na qualidade dos serviços.