Plataforma SES: Medição Inteligente do Consumo

Implementar e gerenciar serviços de medição inteligente é uma operação cara e desafiadora mas, quando feita adequadamente, pode trazer vantagens significativas. A Plataforma SES da Capgemini é a única solução comprovada de fluxo de trabalho integrado que gerencia o ciclo de vida completo da medição inteligente.

Para os serviços de fornecimento de água, nós desenvolvemos uma plataforma de serviços inteligentes que gerencia o ciclo de vida inteiro da medição, via rádio.

Capgemini’s Smart Energy Services Platform

Entendendo os benefícios de um programa eficaz de medição inteligente

A Plataforma SES garante um alto nível de transparência, exatidão e ativações de hidrômetros, por meio do acesso às informações em tempo real e um software intuitivo de solução de problemas. Ela é flexível e pode ser configurada de maneira a considerar os diferentes requisitos funcionais e regulatórios, que se aplicam a diferentes regiões. O resultado é uma economia substancial por toda a cadeia de suprimentos de medição inteligente.

A abordagem abrangente da SES gerencia o ciclo de vida inteiro de medição inteligente, desde o planejamento do programa, passando pela instalação dos hidrômetros e as operações, à manutenção. Como resultado, a plataforma reduz significativamente os custos e os riscos, melhorando ao mesmo tempo, a implementação e a operação dos hidrômetros.

A plataforma SES se beneficia de nossa experiência na gestão de programas para implementação de 16,7 milhões de hidrômetros no mundo e utiliza as melhores práticas desenvolvidas nos últimos 10 anos de trabalho junto às mais importantes empresas de fornecimento de água. A operação SaaS (software como serviço) garante:

  • Préconfiguração e a disponibilidade imediata
  • Implementação rápida e de baixo custo
  • Menos gastos com a compra de equipamentos, gerando um custo total de propriedade 65% mais baixo
  • Redimensionamento rápido
  • Uma visão única do estado dos seus hidrômetros em evolução
  • Integração com qualquer medidor, head-end, sistema mestre de gestão de dados ou ERP (inclusive SAP e Oracle), utilizando uma arquitetura aberta

Possibilitando a eficiência da medição inteligente em tempo real

A Plataforma SES garante um diálogo em tempo real entre os diferentes envolvidos da comunidade de medição inteligente, inclusive os sistemas de gerenciamento de dados dos hidrômetros, centrais de atendimento aos clientes e sistema de cobrança de serviços públicos. Por meio deste diálogo, a platafroma SES:

  • Rastreia o inventário de ativos
  • Gerencia a execução de ordens de trabalho
  • Controla o material e a logística dos serviços em campo
  • Monitora o status e o desempenho remotamente
  • Gera valores dos hidrômetros

Dependendo da necessidade de seu negócio, a plataforma SES está disponível como software on-demand, ou pode ser integrada aos sistemas dos clientes.

Dependendo da necessidade de seu negócio, a plataforma SES está disponível como software on-demand, ou pode ser integrada aos sistemas dos clientes.

Baseada na plataforma SES, a plataforma de Serviços Hídricos Inteligentes (Smart Water Services Platform - SWS) da Capgemini é uma solução única, pronta para o uso, que permite às empresas de fornecimento de água implementar e gerenciar os hidrômetros e as redes, via rádio. A plataforma SWS é o único motor de fluxo de trabalho integrado que gerencia todo o ciclo de vida da medição via rádio, desde o planejamento do programa, implementação dos hidrômetros e operações até a manutenção.  

Como uma plataforma adaptável a diversas concessionárias e múltiplos clientes, a plataforma SWS é altamente configurável e flexível. Ela leva em consideração os diferentes requisitos funcionais e regulatórios que se aplicam a diferentes regiões.

Smart Water Services Platform

Tecnologia moldada por anos de experiência em medição inteligente

A plataforma SES é um dos serviços inteligentes de energia da Capgemini, um portfólio de soluções que ajuda a mais de 43 milhões empresas de serviços públicos no mundo todo, com 30 programas de medição inteligente (smart meter) e rede inteligente (smart grid).  Nossa equipe tem uma vasta experiência no setor de serviços públicos, com um histórico inigualável de sucesso em termos de inovação e entrega. Mais de 8.000 profissionais dedicados a esse setor participam do fornecimento destes serviços.

Nos últimos nove anos, o modelo da plataforma SES tem sido influenciado pela nossa experiência na gestão de implementações de medição inteligente na Suécia, o mercado europeu mais avançado nessas soluções. Hoje, a Capgemini administra mais de 25% do total do mercado de medição, com projetos para vários clientes, como: E.ON/L&G e Fortum.

Soluções relacionadas